top of page

NO DIVÃ: como é o atendimento na psicanálise?

Atualizado: 3 de jun. de 2023




O que é a psicanálise?

A psicanálise é um método que ajuda a tratar o sofrimento humano, valorizando a singularidade de cada indivíduo.

A psicanalise oferece um espaço seguro para expressar livremente pensamentos e sentimentos, baseado na fala livre sem julgamentos.


E o Inconsciente?

O inconsciente é uma parte importante da nossa mente que abriga conteúdos dos quais não temos consciência no momento. Esses conteúdos são reprimidos porque são considerados inaceitáveis ou dolorosos, como traumas, desejos proibidos e medos. O inconsciente pode se manifestar em sonhos, lapsos de memória, comportamentos repetitivos e sintomas físicos. Compreender o inconsciente pode ajudar a lidar com conflitos internos e superar problemas emocionais e psicológicos.


Na sessão psicanalítica, só eu falo?

O psicanalista cria um espaço seguro para que você possa se expressar livremente. Em algumas sessões, você pode falar mais, enquanto em outras, o psicanalista pode intervir mais ativamente.


E o divã?

Deitar-se no divã e não encarar o analista pode ajudar a elaborar melhor as palavras, sem a distração da expectativa de reação do analista.


Como conseguir uma sessão?

Você pode marcar uma sessão, mesmo sem indicação, diretamente com o profissional ou uma clínica.


Quanto tempo dura uma sessão?

Geralmente dura em média 50 minutos, vai depender muito do profissional.


Então... como é o atendimento na psicanálise?

O atendimento na psicanálise é um processo que busca tratar o sofrimento humano através da análise do inconsciente. Durante a sessão psicanalítica, a pessoa é encorajada a se expressar livremente, sem julgamentos e o psicanalista ajuda a interpretar seus pensamentos, sentimentos, sonhos e lembranças, a fim de trabalhar na elaboração do sofrimento. Ao tornar consciente o que estava reprimido ou esquecido, a pessoa pode alcançar um maior bem-estar emocional e psicológico.









Luana Trentin - Psicanalista - 25/04/23

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page